SPOILING: A arte de produzir spoiler

Compartilhe!
  • 8
    Shares

Spoilers… Spoilers everywhere!

Há quem prefere ler tudo que foi publicado em todas as mídias sociais sobre o assunto antes de consumir o produto em si, mas ainda existem aqueles que não gostam de ir além do primeiro trailer divulgado antes de assistir o filme. E para esses guerreirinhos, coexistir no mesmos espaços virtuais que os spoilers tem sido uma missão suicida. Ir ao cinema sem saber nada, além da sinopse do filme, é quase impossível.

Spoiling é o ato de publicizar informações e detalhes que entreguem e revelem algum ponto importante em uma trama. Ou seja, o spoiler é qualquer informação acerca da produção ou desfecho narrativo que, uma vez solta no ar, acaba com expectativas criadas sobre a obra. Estragando, de alguma forma, a experiência ao assistir o filme.

Mas, para que esse filme chegue até o seu público, é preciso passar por três etapas: produção, distribuição e exibição. Dentro de cada uma delas existe uma equipe de marketing pronta para fazer com que esse público determinado saiba, de fato, da existência desse filme, criando demanda e expectativa. E é aí que começa a grande e complexa teia de spoilers.

Durante o processo de produção, fotos circulam toda a mídia; atores e produtores publicam em suas redes sociais fotos de bastidores descontraídas que revelam detalhes, muitas vezes importantes. Na etapa de distribuição, trailers que mostram coisas demais – criam expectativas em algumas audiências e frustram outras, são apresentados; imagens de divulgação são publicadas nas mídias sociais e uma lista de produtos e ações são feitas, que vão até onde a luz do sol toca – ou até a verba do marketing permitir. Tudo dentro de um ambiente controlado de planejamento para que o filme obtenha o melhor resultado possível.

Até o momento que chega na exibição e no público.

A arte de produzir spoilers sempre esteve presente na cultura dos fãs. O spoiling é uma das várias formas de expressão e ressignificação do produto midiático. Um dos prazeres ligados a apropriação do produto dentro da manifestação de fandom (cultura de fã) e só é possível por conta das disparidades e desencontros entre as temporalidades e geografias dos meios de comunicação. Ou seja, o filme estreia em alguns lugares antes de chegar à alguns outros; vai ao ar em fuso-horários diferentes e até tem estrategias de exibição que privilegiam classes e grupos, como nas premieres e pré-estreias.

Vingadores: Guerra Infinita (2018) é um claro e mais que recente exemplo de como a banda toca. Um dos filmes mais aguardados pelos consumidores de cultura pop, teve sua estreia mundial no dia 27 de Abril, enquanto no Brasil, por conta do inicio da cinesemana acontecer na quinta-feira, teve sua estreia no dia 26 de Abril. E como este país, na alegria ou na tristeza, é um grande produtor e provedor de memes, muitos e vários spoilers já circulavam livremente pela rede mundial de computadores antes mesmo da estreia em todo o mundo.

estou muito impactada com vingadores

— ana carolina do karma (@pererocas) May 1, 2018

Nesses casos, somente os mais apaixonados fazem questão de ter a experiencia coletiva (e privação de sono) que uma sessão de pré-estreia à meia-noite promove. Mas as discussões que se seguem, não mais ficam restritas à fóruns e comunidades dedicadas ao tema. Os debates desceram o morro dos aficionados e habitam agora publicações e comentários comuns nas principais mídias sociais, visíveis aos olhos do público médio. O spoiler agora mora em todo e qualquer lugar e a qualquer momento pode te pegar.

Enquanto spoiling é para alguns uma forma de engajamento e de mostrar que o expectador não está passivo diante do produto, para outros, essa prática é uma praga, uma maneira de buscar atenção, likes e deve ser banida das mídias sociais. Até este dia chegar, os spoilers continuarão sendo motivos de brigas que encerram amizades e separam famílias.

One thought on “SPOILING: A arte de produzir spoiler

  1. E, no caso do spoiler tudo é questão de empatia. Eu odeio, meus amigos sabem e se um dia, como já aconteceu, alguém soltar um spoiler importante que atrapalhe minha experiência na sala de cinema, a amizade vai sim ficar abalada por isso. rs

    Paranoia? Pode até ser, mas por isso prefiro me privar do sono e ver na pré estreia, assim, me blindo disso! 🙂

Deixe uma resposta