Música e Copa: as canções que embalaram os mundiais!

Compartilhe!
  • 15
    Shares

Todo ano de Copa é a mesma coisa: aquela ansiedade para o início do campeonato, todo o nervosismo das torcidas pelos seus países e a curiosidade para saber qual música vai embalar os corações dos torcedores.

Canarinho, o mascote da seleção brasileira

Uma coisa que não pode faltar para agitar as multidões no campeonato é a música. Seja ela qual for. E para ajudar a agitação das torcidas, a FIFA (Federação Internacional de Futebol) elegeu pela primeira vez uma música tema em 1962. A canção escolhida foi El Rock del Mundial do grupo Los Ramblers, com uma pegada mais rock que fez grande sucesso na época. Consequentemente isso fez com que a FIFA mantivesse a tradição em todas as Copas desde então.

De 1962 para cá foram diversos sucessos que ficaram na cabeça das torcidas mundialmente, mas ser a escolhida pela FIFA não é garantia de sucesso.

Um exemplo disso foi a música da Copa de 2014 que ocorreu aqui, em terras tupiniquins. Uma parceria entre o rapper Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leite, We Are One (Ole Ola). A canção não caiu muito no gosto popular, ao contrário da Waka Waka (This Time For Africa), de Shakira que foi escolhida para a copa anterior, na África do Sul em 2010.

E quando a música não alcança o sucesso esperado, outras acabam ganhando o destaque. Quem não se lembra da música Festa de Ivete Sangalo que embalou a torcida brasileira pelo penta na Copa de 2002? A canção foi um estouro aqui no Brasil, e tocou muito durante cada vitória que o país conquistava no mundial. Mas qual foi a música tema da Copa daquele ano? Então, ninguém se lembra (mas por curiosidade, a canção era Boom de Anastacia).

É pentaaaaaaaa!

E nessa tradição de músicas temas, durante todos esses anos, muitas foram grandes sucessos e embalaram os torcedores. Assim selecionei 5 clássicos das Copas do Mundo para você relembrar e ficar nostálgico:

La Copa de La Vida

A Copa de 98 não trouxe muita alegria para o Brasil, mas a canção tema daquela copa foi um hit estrondoso. Em seu auge, Rick Martin foi escolhido para cantar The Cup of Life, ou La Copa de La Vida. Com duas versões, a música com o ritmo latino explodiu no mundo inteiro, levando as torcidas a loucura.

La La La

2014 teve uma das músicas temas mais criticadas e de menor sucesso, mas tentando compensar isso a FIFA, junto com um dos patrocinadores oficiais da Copa, lançou um dos grandes sucessos daquele ano. Shakira e Carlinhos Brown deram voz a La La La.

Un’estate Italiana

No ano de 1990 a música tema foi Un’estate Italiana de Gianna Nannini e Edoardo Bennato. É considerada umas das canções mais lindas feitas para a Copa e se tronou uma das grandes favoritas dos torcedores até hoje. E claro, acabou se tornando um enorme sucesso.

Hot Hot Hot

Em 1986 na Copa do Mundo no México, o grande sucesso daquele ano foi Hot Hot Hot de Arrow. Escolhida como música tema, mais uma vez o ritmo latino embalou as torcidas do mundial.

Waka Waka (This Time For Africa)

Já citada aqui, Waka Waka (This Time For Africa) da Copa de 2010, acabou se tornando uma das queridinhas do público, até hoje as pessoas lembram e citam a canção. Ela fez tanto sucesso que recentemente acabou virando meme: num top 5 de melhores músicas da Copa, ela aparecia repetidamente nas 5 posições (inclusive enquanto escrevia este texto, o autor teve um momento de procrastinação ao som de Waka Waka).

Deixe uma resposta